quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Um pouco de política

Estava eu na biblioteca da facul quando me deparo com um livro cujo titulo não me interessaria nem um pouco se eu não fosse estagiária do governo e não gostasse do que eu faço.Pois bem, eu emprestei o livro. O livro Reinventando o Governo de David Osborne e Ted Gaebler, fala do retrato do governo nos Estados Unidos, porém, ele pode ser muito bem aplicado a governos de outros países inclusive o Brasil.Com um conteúdo que cita os problemas do governo de cada Estado americano, ao contrário do que parece não é uma crítica ao governo da época em que o livro foi escrito (1995) e também não é uma oposição a qualquer governante. Mais sim é visto como uma solução para problemas que afligem o governo de todas as eras.Eu como estudante de administração e estagiária da parte de administração de materiais e licitações do Governo sempre pensei que governar é/era quase como administrar uma empresa. Ledo engano. Segundo o livro relata, governar vem do latim "navegar", (não bobinho, não é o mesmo navegar da internet... hehehe), é o navegar de saber conduzir. Que os governantes não têm apenas a preocupação de baixar impostos, abrir mais escolas, mas sim de saber conduzir o que já esta sendo feito, sem necessidade de criar coisas novas, para não deixar o trem descarrilar. O fato é que os empresários são motivados pela busca do lucro, as autoridades governamentais se orientam pelo desejo de serem reeleitas.
Mas nada é tão simples como parece, não há como governar um Estado sem existir a burocracia. Esta palavra tem um peso fortíssimo quando se trata de governar. Não se pode simplesmente ignorar normais e leis. Mas o livro dá a idéia de que pode existir um governo empreendedor, isso mesmo empreendedor. Há formas de inovar e o empreendedorismo pode auxiliar e muito em algumas atividades governamentais. E porque não existir a competição (concorrência) ao invés do monopólio que presta serviço ao governo? É isso que o livro sugere. Com a concorrência das empresas fornecedoras do governo, propicia o melhor desempenho delas, fazendo terem maior produtividade e oferecendo melhor serviço a população.
Não bastasse tudo isso, o governo ainda pode possui uma missão, pois “organizações orientadas por missões são também mais efetivas do que aquelas orientadas por normas: produzem melhor.”
Bom eu ainda não terminei o livro mais ai esta uma perspectiva do que ele retrata e também meu ponto de vista.
Não vou fazer nenhuma apologia ao nosso atual governante, porém peço para que todos da próxima vez que forem votar seja para vereador, governador, senador ou até mesmo Presidente da República, pensem nos verdadeiros objetivos de seus projetos e se ele tem uma visão atualizada de administração.
Fica a dica!! Hehe
Agora me conte o que VOCÊ pensa sobre isso? ;)

5 comentários:

  1. Isso qe dá trabalhar no DEAM, a mentalidade se abre tanto, qe Rafalela esta até lendo livros de política, gostei muito das suas palavras amigas, e vamos se espertar ae com os políticos, qe looogo loogo, teremos eleições! Bjoos Rafaa

    ResponderExcluir
  2. Boa! Eu estudo sociais aplicadas tb, e tal como vc nunca tinha visto essas diferenças. Muito legal rafitcha, mesmo. A única coisa que eu penso é que eles nao deveriam pensar tanto na reeleição quanto pensam, e sim no bem estar comum da nação. Mas como isso é outra realidade, deixa pra outro dia.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Empreendedorismo no Governo. Claro, porque não?

    Com toda certeza administração empresarial e administração pública são coisas extremamente diferentes. Mas criar, mudar, fazer diferente sempre traz novas perspectivas. E não há nada que precisemos mais do que coisas NOVAS. Que o diga "nossos queridos", "bons" e VELHOS conhecidos Sarney, Collor e tantos outros que mandam e desmandam há DÉCADAS. Por quê? Só há uma resposta: porque são eleitos!!!

    Inovar e renovar. É mais que preciso...é urgentemente vital!

    ResponderExcluir
  4. Tudo na vida é Marketing, todos tem o objetivo de obter lucro, se o Brasil tem lucro o presidente tem lucro e ganha mais, isso é fato faz tempo.

    e outra, não adianta reclamar do governo pois:

    quem foi mesmo que colocou aquelas pessoas para governar nosso país?

    fikdik

    ResponderExcluir
  5. comentarios e debates o qual todos ja estao saturados... adorei o texto, vc deveria escrever mais...ou eu ler mais os seus textos neh...
    ashasihsaiuhsaiuhsiuas

    nao sabia q vc fazia administração, e pelo jeito quer seguir carreira politica [?!]
    nos 6meses, [verdadeiros 3], que fiz adm, o meu professor da puc, [nao lembro o nome], fazia questao de enfatizar que um administrador como presidente seria mais eficaz, mas pelo visto... nao. acredito que a concorrência melhore qualquer tipo de comercio, seja uma "empresa" como o Brasil, ou serviços simples como venda d cotonete [oiQQ?]
    --nao vou comentar mais, se nao, meu coment vira um post no seu blog hahaha--

    nao vou procurar o livro para ler, e nao me interessei nenhum pouco, sou um ignorante em relacao a politica, [e varias outras coisas q nao vem ao caso], mas fica meu comentario =p

    ResponderExcluir