sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

INTERCULTURALIDADE

Uma palavra não tão vista sendo usada, muito menos sendo falada no nosso cotidiano.
Porém, uma palavra que não só é grande pelo tamanho, mas sim grande pelo seu significado! Se quiser saber o que significa, “Google it”!! Ok, mas para os preguiçosos aqui vai o significado do que consta lá: ”É um campo relativamente novo formal de estudos em ciências sociais. Ele lida com a capacidade de conviver com outras pessoas, especialmente aquelas de um fundo cultural diferente. “
Mas para mim o significado é muito mais que isso. Devo confessar que a primeira vez que pronunciei essa palavra, eu nem sabia que existia, tinha achado que havia acabo de inventar, ledo engano! Ela já existe! E no fim ela expressou exatamente o que eu queria ter dito.
Gosto dessa grandiosidade que é o mundo que vivemos. Pelo fato de eu achar curioso, nós como seres humanos, compostos por 2 braços, 2 pernas, tronco e cabeça (bom, pelo menos é assim que deveria ser na maioria dos casos), que aprendemos a falar e andar, temos a necessidade de comer e dormir, temos sentimentos, e sermos movidos pela razão e pela emoção. Por isso, sabendo que no mundo há mais de 6,6 bilhões de pessoas que são assim, que acho incrível o fato de haver 194 maneiras de fazer isso.
O 194 se refere à quantidade de países que existe no mundo. Tendo cada uma delas sua própria cultura, língua, hábitos e crenças. Isso quer dizer, 194 maneiras de preparar o que se come, 194 maneiras de se vestir, 194 maneiras de falar, 194 maneiras de agir. Todas elas baseadas em fatos que ocorreram muitos anos atrás na história. São 194 maneiras de viver.
Incrível o fato de sermos fisicamente iguais, mas ao mesmo tempo sermos completamente diferentes!
Faço a observação nesta palavra, pois espero que um dia eu possa explorar em detalhes um aspecto de mim mesma em relação ao contexto de alguns países.

2 comentários:

  1. Muito bom o post Rafa.
    A versatilidade do ser humano definitivamente é o que o difere dos demais animais, causada pelo fato de pensar. Realmente incrível quando paramos pra pensar nisso.
    Só acho que deveríamos pensar mais no contexto de igualdade que vc descreveu, pra vermos que, apesar dos pesares, todos merecem o mesmo respeito, independente de crença, cor ou costumes!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Engraçado a amiga postar sobre esse assunto! Me fez lembrar de minhas aulas de sociologia e da professora Maria do Rosário, repetindo por inúmeras vezes que temos que saber respeitar as diferenças! De fato essa tal de interculturalidade tem tudo haver com esse contexto, mas acho que não precisamos nem ir tão longe assim para observar isso, senão vejamos, basta assistirmos uma apresentação de abertura de qualquer olimpíadas, facilmente detectamos a qual país pertence tal delegação, mas quando trata-se do Brasil, quem assiste de fora deve achar muito engraçado, visto que tem brancos, negros, mulatos, mestiços, orientais, (lembre-se do Hugo Oyama, do tênis de mesa) rsrs, uma miscigenação que só.Assim o Brasil por sí só é um país de interculturalidade pela sua cultura, pela sua miscigenação, imigração, etc. Nesse 1º de Janeiro de 2010 ergamos um brinde então ao respeito as diferenças, a miscigenação das raças e a cultura de todos os povos! Tim tim.

    ResponderExcluir